Com Johanna Samna
◊ Nova data quando for sentido que é o momento ♥ ◊
Ter esperança é um impulso de motivação absolutamente poderoso. A esperança de conseguir, de alcançar, de um amanhã melhor – promove-nos a força, a coragem e a resiliência de que necessitamos para nos movermos em frente. E todos sentimos esperança. Todos falamos em esperança. Todos nos vamos lembrando, uns aos outros, de ter esperança. Naturalmente. Porque a esperança é de todos. Não tem nenhuma caixinha modeladora à sua volta, não pertence a nada nem a ninguém – é de todos. É para todos.
Já a fé – a fé que havia de ser tão livre como a esperança! – foi fechada numa caixinha modeladora, tornando-se, assim, “menos acessível” a todos. Fé, nem todos sentem, nem todos dela falam, nem todos lembram uns aos outros de a ter, naturalmente. E assim é, concluo, porque a fé está intrinsecamente ligada à religião, tendo sido criada a crença, ao longo de séculos, que só tem fé quem é religioso.
Não é verdade – é isto que tenho para vos dizer. Não é necessário ser-se religioso para se ter fé. A fé não pertence a nenhuma religião, exclusivamente. A fé é de todos. E todos podem ter fé. Tal como todos podem ter esperança.
A fé é um impulso de motivação absolutamente poderoso, também. Anda de mãos dadas com a esperança. Complementa a esperança. Eleva-a, acredito. Eleva-a para um outro patamar onde além de nos sentirmos confiantes e positivos (como a esperança faz), sentimo-nos parte da vida e dos ciclos da vida. SABEMOS que somos parte da vida e dos seus ciclos. E que, por isso, há um sentido em todas as coisas, mesmo que não consigamos vê-lo sempre com todos os detalhes. Há um sentido em estarmos vivos pelo simples facto de estarmos vivos, porque nada nasce na Natureza sem propósito. Ter fé é muito mais do que acreditar num templo, num livro, num conjunto de regras ou em figuras. Ter fé é sabermo-nos parte da vida de uma forma profunda e visceral. E, a quem se atrever a abrir um pouco mais os seus horizontes, é sabermo-nos parte do Universo, também. É sabermos que há uma Força Maior que nos move, que nos impulsiona, que pode nem ter formato ou nome… Mas que a sentimos. Com a nossa fé.
… ou que pode ter os formatos e nomes que mais sentido nos fizerem, porque somos livres para acreditarmos no que quisermos. ♥
Para receber a gravação deste webinário basta preencher o formulário de pedido de envio!
Clique aqui para preencher o formulário: https://forms.gle/yaGEkWVCbcTCjX4w6
O vídeo da gravação deste webinário estará disponível até dia 30 de Setembro.
♦
Dúvidas e mais informações: semeandoecaminhando@gmail.com
Bem haja ♥
Johanna
