
Queridas Pessoas,
Setembro, para uma grande maioria de pessoas e colectivamente falando, é um mês que assinala o recomeço. O ano lectivo arranca, modalidades desportivas arrancam, negócios voltam a abrir portas… Termina a época das férias e arranca a época de voltar a produzir, construir, criar, fazer. Curiosamente, é o 3 de Ouros que sai para nos inspirar para este mês – uma carta que nos fala em parcerias, sociedade, a vida em sociedade, espírito de equipa, construção em equipa.
Então casando isto tudo, a inspiração que me chega é a de vos escrever o seguinte…
2020 assinalou uma mudança radical na vida da sociedade como a conhecíamos até ali. A pandemia entrou pelas nossas vidas e obrigou-nos a parar, recolher, criar distâncias de segurança entre nós. De início foi um choque. Para todos. Aceitámos porque as circunstâncias assim o obrigavam, mas sofremos imenso. Colectivamente. Sofremos a distância, a falta uns dos outros, os comércios fechados, a ausência de movimento na rua. Sofremos e chorámos.
… e depois habituámo-nos. O que era para durar 15 dias alastrou-se por vastos meses e nós, criaturas de hábitos e de adaptação, habituámo-nos a esta nova vida onde o contacto humano se tornou desnecessário. Onde tudo é feito a partir do telemóvel. Onde uma chamada de vídeo substitui uma ida ao café.
É certo que os tempos mudam e que de momento vivemos a era digital. É certo que há muitos benefícios nesta era. Mas eis que aparece o 3 de Ouros… E que vem lembrar-nos da proximidade que nos caracteriza, enquanto Humanidade. A falta de contacto humano directo traz muitos problemas a médio/longo prazo – distância emocional, insensibilidade, falta de empatia, egocentrismo… E é preciso vigiarmos isto. Termos atenção. Não permitirmos que se alastre de tal forma que percamos o sentido de união e empatia uns pelos outros.
Mais olhos nos olhos, mais cara a cara, mais abraços, mais conversas frente a frente, mais convívios, mais brincadeiras de criança na rua, mais passeios na Natureza, mais sorrisos uns para os outros, mais simpatia, mais empatia, mais Humanidade.
Mesmo para quem trabalha online – e talvez principalmente para quem trabalha online, como até é maioritariamente o nosso caso – é importante não perder o rasto a isto. E começa dentro de casa, com os nossos mais próximos. E alastra-se para quando vamos à rua, lidar com a rua e com os outros – como estamos a fazê-lo? Com empatia, proximidade, paciência? Ou já envoltos nesta indiferença e distância que teima em se instalar entre as pessoas? Avaliem. Observem. Não permitam que se alastre.
O maior legado que podemos construir é o de uma Humanidade melhor. Isso faz-se em parceria e contacto uns com os outros… Em parceria e contacto uns com os outros.
Um abençoado Setembro, repleto de empatia e fraternidade!
De coração,
Johanna Samna in Semeando
O conteúdo escrito por Johanna Samna pode ser partilhado desde que seja referenciada a autora. Gratidão.
Imagem de Johanna Samna
Deseja receber as nossas newsletters no seu e-mail?
Incluem: artigos novos da zona blog; eventos; novidades… Tudo!
→ Clique aqui e assine a subscrição!
