“Bebe água, Johanna!” – tornou-se numa frase cliché em praticamente todas as turmas que temos tido até hoje. Ahahahah!
A verdade é que todos sabemos a importância que a água tem para a nossa saúde e vida, mas uma grande parte de nós não dá verdadeiramente atenção a isso. Não como deveria. E se achas que esta dica vai ser uma seca e já estás a pensar em sair desta página, ahahah, aconselhamos-te a leres até ao fim.
Beber um copo com água é muito mais do que “matar a sede” – é dar ao corpo a segunda coisa mais importante de que ele necessita para se manter saudável e equilibrado. Segunda, porque vem imediatamente a seguir ao oxigénio – a água é o segundo elemento mais importante para a vida!
E sabiam que sentir sede é um indicador de que já foram ultrapassados os limites da falta de água no organismo? Significa que já estamos a desidratar e que o corpo já está em alerta. Ou seja, o ideal para manter o corpo devidamente hidratado é ir bebendo água ao longo do dia, sem que se precise de sentir sede para beber! Pele seca, lábios secos e gretados e, até mesmo, falta de energia, são mais alguns dos indicadores de que devemos de ingerir mais água.
Sobre quantidades de água por dia, podes reger-te pela regra comum dos conhecidos 1,5L a 2L de água por dia, mas é importante percebermos que existem vários factores que influenciam a necessidade de maior ou menor quantidade de água no organismo, como o clima, a quantidade/qualidade de alimentos ingeridos e a actividade física. Se estivermos em épocas de maior calor, naturalmente que perderemos mais água através da transpiração, tal como acontece se tivermos uma actividade física intensa. De igual forma, uma alimentação que contenha, diariamente, a ingestão de verduras, legumes e frutas contribui para a ingestão de alguma água, através dos alimentos.
Por isso, também é importante que escutes os sinais do teu corpo e percebas a quantidade de água de que necessitas, mediante o teu dia-a-dia e as tuas actividades.
Eu, Johanna, tenho a acrescentar que ao começar a ter mais disciplina na ingestão de água diária – o que significa não esperar ter sede para beber água, ir bebendo ao longo do dia – além de notar uma notória diferença nos sinais acima indicados (principalmente nos lábios que deixaram mesmo de andar secos e gretados!), noto uma notável melhoria no funcionamento do meu intestino e – pasmem! – uma diminuição considerável da quantidade de vezes que tenho dores de cabeça… Esta sim, esta última tem sido uma surpresa incrível. E percebo que é da água, sim, porque se há um dia em que volto a beber menos lá volta a tensão na cabeça… Olhem, só vos digo: bebermos mais água faz uma diferença incrível – e notável!! – ao nosso bem-estar do dia-a-dia, mesmo! Por isso vá, garrafinha de água sempre à mão e vai dando uns bons golinhos ao longo do dia, podes até dar já um agora, neste preciso momento! 🙂
Com bênçãos de saúde,
Abraço nosso ♥
Semeando – Johanna Samna e Eugénia Alves
O conteúdo escrito por nós pode ser partilhado desde que seja referenciada a fonte. Gratidão.
Deseja receber as nossas newsletters no seu e-mail?
Incluem: artigos novos da zona blog; eventos; novidades… Tudo!
→ Clique aqui e assine a subscrição!
