
Básica, esta dica, certo?
E no entanto, absolutamente necessária e tão facilmente esquecida pela grande maioria de nós! Esta até já é repetida, há uns anos falámos nisto, hoje decidimos falar novamente!
Podes pensar que beber um copo com água serve apenas para te matar a sede, mas é muito mais do que isso – é dares ao teu corpo a segunda coisa mais importante de que ele necessita para se manter saudável e equilibrado. Sabias que a seguir ao oxigénio, a água é o segundo elemento mais importante para a vida? Sabias que sentir sede é um indicador de que já ultrapassaste os limites da falta de água no teu organismo? Significa que já estás a desidratar e que o teu corpo já está em alerta. O ideal é ires bebendo água ao longo do dia, sem que precises de sentir sede para beber!
E qual a quantidade de água que deves de beber por dia? Podes reger-te pela regra comum dos conhecidos 1,5L a 2L de água por dia, mas é importante percebermos que existem vários factores que influenciam a necessidade de maior ou menor quantidade de água no organismo, como o clima, a quantidade/qualidade de alimentos ingeridos e a actividade física. Se estivermos em épocas de maior calor, naturalmente que perderemos mais água através da transpiração, tal como acontece se tivermos uma actividade física intensa. De igual forma, uma alimentação que contenha, diariamente, a ingestão de verduras, legumes e frutas contribui para a ingestão de alguma água, através dos alimentos.
Por isso, também é importante que escutes os sinais do teu corpo e percebas a quantidade de água de que necessitas, mediante o teu dia-a-dia e as tuas actividades.
Sinais de alerta para a desidratação: sede, pele seca, lábios secos e gretados e, até mesmo, falta de energia, são alguns dos indicadores de que deves ingerir mais água.
E se no final disto tudo ficaste com sede… Aproveite e bebe já um copinho – com água! 🙂
Com bênçãos de saúde,
Abraço nosso ♥
Semeando – Johanna Samna e Eugénia Alves
O conteúdo escrito por nós pode ser partilhado desde que seja referenciada a fonte. Gratidão.
Imagem do site goodfon.com

Pingback: Não bebes muita água? Experimenta beber mais chá! – Semeando