No início de 2016 escrevemos sobre a necessidade de termos calma relativamente à concretização de todos os objectivos que nos propomos a realizar no início de um novo ano.
Hoje, um ano depois, voltamos a falar no mesmo. 🙂
Sempre que um ano começa há uma enorme agitação dentro de cada um/uma de nós. O cheiro a novo, a promessa de novas oportunidades e de, “agora sim”, levarmos a cabo todos os objectivos que almejamos para as nossas vidas inunda-nos totalmente. E isso é bom. É um bom impulso motivador.
… Que se esgota num instante, por vezes ainda antes de Janeiro terminar, porque a carga, a expectativa e a pressão que colocamos em nós mesmos/as é desgastante. Decidimos com todas as forças que a partir de dia 1 é que vamos começar a ter cuidados com a alimentação (por exemplo), mas, no dia 5, (por exemplo), ainda há restos daqueles bolinhos bons do Natal e nós não resistimos e comemos mais um e pronto! Está tudo estragado! “Já começou mal o ano”; “nunca vou conseguir”; “fica para depois”. E isto é só um pequenino exemplo simbólico do que nós fazemos a nós mesmos/as, repetidamente.
Calma. Não é preciso fazermos tudo no dia 1. Nem na primeira semana. Nem no primeiro mês. O que é preciso é estabelecermos objectivos, metas. E comprometermo-nos a dar o melhor de nós mesmos/as a cada dia.
Repetimos exactamente o mesmo que dissemos no ano passado:
“Esta semana, a Dica propõe que pegue na sua lista de resoluções para 2017 e a deite fora. Esqueça os grandes objectivos, as certezas absolutas e a carrada de “tem mesmo que ser” que já impôs a si mesmo/a. Deite tudo fora. E abra o caderno novamente. Numa página em branco. Já tem os grandes objectivos delineados? Óptimo. Então agora foque-se apenas em dar um passo de cada vez. Planeie um passo de cada vez. Faça resoluções diárias, ou semanais, objectivos pequenos, mas realistas e certeiros. Um dia de cada vez, um passo de cada vez. Respire fundo, aproveite a vida, aproveite cada momento.”
Em 2017 lembre-se, acima de tudo, de viver.
Abraçando todos/as,
© Semeando
O conteúdo escrito pelo Semeando pode ser partilhado desde que seja referenciada a fonte. Gratidão.
Imagem do site wallpaperscraft.com

