Carta do Mês de Setembro (2016)

. PAGEM DE OUROS .

pagem-de-ouros

Queridas Pessoas,

Para nós, estes 2 últimos meses foram de uma intensa transformação. Os tempos estão a mexer com todos/as nós, de uma forma ou de outra. Decidimos abrandar um pouco o ritmo para podermos fazer os nossos processos internos e individuais e perceber o que precisava de mudança e reestruturação. Mudámos. E, com as nossas mudanças, obviamente que o Semeando também muda. 🙂 Uma das mudanças é precisamente na escrita da Carta, que ao invés de ser quinzenal passará a ser mensal.

… E chegou Setembro! O mês do Outono, o mês dos recomeços, o mês da reestruturação. Com ele e como conselho para o mês, chega-nos o Pagem de Ouros – o quê que é mais importante na nossa lista de prioridades?

Está na altura de pensarmos nisto.
Temos vivido verdadeiras avalanches de acontecimentos. São as nossas estruturas emocionais a serem abanadas e a abanarem, consequentemente, as nossas estruturas mentais. É a nossa energia a ser transformada, a nossa sensibilidade a ficar mais apurada e toda uma série de coisas diferentes a acontecerem connosco. Coisas boas e coisas menos boas chegam com a mesma intensidade e com o mesmo impacto – ora estamos num pico de alegria ora estamos a viver uma derrocada de desilusões e conflitos. Altos e baixos, neste mar revolto que atravessamos.

No meio de tudo isto, se há coisas que já conseguimos resolver, concluir e organizar, outras tantas amontoam-se e baralham-se nas nossas vidas – parece que tudo acontece ao mesmo tempo, não é? E que, muitas vezes, nem sequer há tempo para respirar!

Pois bem, se é assim que se encontra, então é mesmo ESTE o momento em que deve parar para respirar. Profunda, profundamente. Calma. Não está tudo por fazer. Não está tudo por resolver. Há trabalho feito, há conquistas feitas, há passos dados. E também há muito por fazer ainda, é um facto. Mas não é possível fazer tudo ao mesmo tempo, nem fazer tudo de uma vez, por isso coloca-se a pergunta: o quê que é mais importante, neste momento?

É preciso percebermos isto porque é precisamente ISTO que precisamos de aprender: a fazer escolhas. A fazermos as nossas próprias escolhas. Consciente e responsavelmente.

É por isso que tudo se apresenta em caos e aparentemente impossível de resolver. Como aprenderíamos a priorizar o que realmente é importante de outra forma? 🙂

Não sabe por onde começar? Pode ser por aqui: a coisa mais valiosa que nós temos é o amor por nós mesmos/as. Isso está em prática? Respeitamo-nos? Cuidamos adequadamente de nós? E das nossas vidas individuais e pessoais? Se não, então essa é a prioridade. Se sim, então podemos olhar um pouco para fora e perceber o quê que, fora de nós, precisa de atenção, também. Um passo de cada vez. E foco. Muito foco.

Virão agitações, perturbações e tentativas de distracção. Por isso, a cada momento, a cada situação e antes de cada reacção, vamos ponderar: qual é a prioridade? Não só a nível prático, mas a nível interno – a quê que estamos a dar prioridade nos nossos corações?

Ao amor? Ao ódio? À compaixão? Ao julgamento? À verdade? À mentira? O quê que fala mais alto, em nós? O quê que tem mais peso e importância, para nós? E estamos nós, no dia-a-dia, a actuar em conformidade com aquilo que mais valorizamos?

Sim, Setembro pede acção. Mas antes de agir, pense. Sinta. Seja verdadeiro/a. E aí sim, vá em frente. Pois no final, o que realmente vai abrir novos caminhos, é a Verdade.

De coração,
© Johanna Samna in Semeando, com orientação e guia da sua Equipa de Luz

O conteúdo escrito por Johanna Samna pode ser partilhado desde que seja referenciada a autora. Gratidão.

Imagem de Johanna Samna