Observe as suas emoções!

observar as emoções

Hoje começa a Lua Nova. Uma Lua Nova em Caranguejo, a puxar-nos para um mergulho profundo nas nossas emoções.

Vamos pensar um pouco. O que temos aprendido com as nossas emoções, ultimamente? O que nos tem dito o coração? O que nos têm mostrado os nossos sentimentos?

Onde está a verdade e onde está a ilusão?

Se tudo isto ainda parecer confuso, observemos as nossas emoções. Mas observemos mesmo. Sintamo-las. Olhemos para elas. Chamemos-lhes o que elas são. É raiva? É rancor? É amor? É paixão? É ciúme? É inveja? É egoísmo? É medo? É carinho? É ternura? É pena? É meiguice? Seja o que for, é o que é. É preciso olharmos para as nossas emoções exactamente pelo que elas são e não pelo que gostaríamos que elas fossem, ou pelo que correctamente elas deveriam de ser.

Esta é a única forma de sabermos a verdade. Não a verdade romanceada, fantasiada e formatada, mas a verdade como ela é. Transparente. É assim que a encontramos – enfrentando as nossas emoções tal como elas se apresentam. Sentindo o que realmente sentimos percebemos uma série de coisas: o que realmente queremos, se estamos bem ou não, se estamos felizes ou não, se estamos realizados/as ou não, se estamos no caminho certo, ou não. É daqui, do coração, que vêm todas as respostas.

E é por isso que nesta fase ele se faz ouvir com mais intensidade. Porque os tempos pedem verdade. E isso às vezes parece assustador e caótico. Confuso e difícil. Sim, parece. E ás vezes é, mesmo. É por isso que é útil, de quando em vez, calarmos a mente. A mente que, citando a nossa querida Isabel Angélica, “a mente que mente e até mente ao coração”.

Esta semana a Dica aconselha-o/a a respirar fundo perante cada explosão emocional. A observar o que a emoção mostra, a entender que pista oferece e a transformar o que precisa de ser transformado. Há que respirar fundo, há que ser sensato/a e coerente. Sim. Mas há que enfrentar a verdade, pois é isso que os tempos pedem. De nada nos serve ser Luz se formos uma Luz enfeitada pelo ego. Até a Luz, para ser alcançada, precisa da verdade. Aliás, alcançar a verdade, é fazer-se Luz.

Abraçando-vos,
© Semeando

O conteúdo escrito pelo Semeando pode ser partilhado desde que seja referenciada a fonte. Gratidão.

Imagem do site wallpaper.ultradownloads.com.br