Carta da Segunda Quinzena de Janeiro (2016)

. 3 DE OUROS .

3 de Ouros

Queridas Pessoas,

Chega-nos o 3 de Ouros para a Segunda Quinzena deste mês de Janeiro e vem falar-nos da forma como nos relacionamos com as pessoas à nossa volta. Como estão as nossas parcerias? Os nossos relacionamentos amorosos? Os nossos relacionamentos familiares? Os nossos relacionamentos, no geral?

Certamente que alguns têm levantado desafios ao longo deste mês, possivelmente desafios que até já conhecemos bem, dando a sensação de estarmos a viver outra vez as mesmas coisas. Só que desta vez é diferente – é mais intenso. Desta vez, muitos/as de nós, certamente, têm sentido picos de impaciência e irritabilidade mais fortes do que o normal.

Tínhamos falado, na Primeira Carta da Quinzena deste mês, que este Janeiro, mais do que novos começos, trazia a necessidade de limpar o que ainda precisava de ser limpo e arrumado antes de começarmos coisas novas. Trazia o pedido da ponderação e de não colocarmos em cima de nós o peso de termos que fazer “tudo” já neste mês. De (re)aprendermos a dar um passo de cada vez.

E assim continuamos. Agora chamando especial atenção para os nossos relacionamentos. O que tem acontecido nestas primeiras semanas de 2016? Que conflitos têm surgido? Que situações desagradáveis têm sido apresentadas novamente no nosso presente? Tudo isso pede análise. Observação. O que precisa de ser mudado?

E respondermos “é a pessoa x que precisa de mudar!”, não vai mudar absolutamente nada. Claro que é sempre mais fácil vermos o que o/a outro/a fez para nos aborrecer. É sempre mais fácil responsabilizarmos os factores externos a nós pelo que nos acontece.

Difícil é fazer o inverso, mas é isso que é necessário – sermos conscientes de nós mesmos/as. De que forma contribuímos nós para a situação? O que temos nós que aprender, sobre nós mesmos/as, perante cada momento? Onde está a nossa responsabilidade perante os bloqueios na vida e as situações desagradáveis que nos chegam?

Sim, há coisas mais intensas nas nossas vidas, neste momento. Mas se assim é, é para nos chamar a atenção de que precisam de ser resolvidas para que possamos, finalmente, avançar para novas etapas e novos caminhos.

De coração,
© Johanna Samna in Semeando, com orientação e guia da sua Equipa de Luz

O conteúdo escrito por Johanna Samna pode ser partilhado desde que seja referenciada a autora. Gratidão.

Imagem de Johanna Samna