Carta da Primeira Quinzena de Janeiro (2016)

. O JULGAMENTO .

O Julgamento

Queridas Pessoas,

Entra Janeiro, um novo mês, um novo ano. Com ele, representando a sua Primeira Quinzena, chega-nos o Julgamento, enviado pelos nossos Arcanos do Tarot. Não deixa de ser interessante chegar-nos uma energia de final de ciclo num momento em que estamos a iniciar um ciclo novo – que ilusões continuamos a perpetuar? Que términos precisam de acontecer antes de novos ciclos se iniciarem?

Nós, na nossa condição humana e vivência na dualidade, precisamos de principio, meio e fim. Tudo começa, desenvolve e acaba. É assim o ciclo da vida e é este formato que damos a todas as coisas. No entanto, com a vida cada vez mais stressante que vivemos diariamente, cheia de rotinas, telefones, barulho, confusão, obrigações e ansiedades, esquecemo-nos de viver o ciclo completo.

É por isto que as datas de início são tão importantes para nós – o 1 de Janeiro que traz novas resoluções, a Segunda-Feira em que começa a dieta, o mês que vem em que começa o ginásio e por aí adiante. Vivemos à espera da data de início para iniciar algo e depois esperamos ansiosamente pelo fim desse algo, pelos objectivos finais, pelos resultados.

E o meio? Onde está o meio? A vivência, a experiência, o momento presente? Onde está o AGORA nas nossas vidas e no nosso dia-a-dia? Onde está a vida a ser vivida?

Não está. Não a vivemos. E por este motivo também, raramente finalizamos o que precisa de ser finalizado. Perdemos o fio à meada, ficamos a meio com as nossas vidas.

Mas depois chega o final do ano e um novo Janeiro – e novas resoluções. Coisas novas que se amontoam ás anteriores, como se quiséssemos atafulhar um armário já cheio, iludindo-nos com a ideia de que Janeiro, por si só, vai limpar o armário todo e deixá-lo livre e pronto para as coisas novas.

Não vai. Sozinho, não vai. Precisa de nós, do nosso movimento, da nossa acção. Janeiro impulsiona-nos, impele-nos a termos motivação com o cheiro a novo que nos proporciona. Mas Janeiro continua a ser Inverno. Ainda é tempo de pensar, de reflectir. Ainda é tempo de ter paciência, ponderação e calma. Juntemos ambas as vertentes deste maravilhoso mês – a energia de Inverno com o impulso do novo ano que começa.

Comecemos, sim, o que podermos começar. E tudo o resto que também sabemos que queremos para 2016, vamos fazendo, com calma. Não é preciso fazer tudo no mês de Janeiro nem esperar que Janeiro, por si só, resolva tudo. Janeiro é um mês. Um dos novos 12 que vêm aí. Há muito caminho pela frente. Tenhamos calma. Avancemos prudentemente. Avancemos passo a passo. Há sempre um caminho a ser trilhado para se chegar aos objectivos. Um caminho trilhado por nós mesmos/as, criando assim a nossa experiência.

Há que voltarmos a viver o caminho do meio, pois esse é o caminho que nos leva a perceber a verdadeira experiência de estarmos aqui. E esse é o caminho que nos leva, certamente, à concretização do que tanto almejamos!

Bom ano a todos/as! ♥

De coração,
© Johanna Samna in Semeando, com orientação e guia da sua Equipa de Luz

O conteúdo escrito por Johanna Samna pode ser partilhado desde que seja referenciada a autora. Gratidão.

Imagem de Johanna Samna