Carta da Segunda Quinzena de Outubro (2015)

. 8 DE ESPADAS .

8 de Espadas

Queridas Pessoas,

Iniciámos Outubro com o Mago como energia para a Primeira Quinzena pedindo-nos motivação, foco, avanço, criação. O Mago incentivou-nos a movermo-nos em frente, na direcção do que desejamos, na criação de algo novo para nós – um projecto, uma decisão, uma mudança de estilo de vida, o que quer que seja que saibamos que necessita de movimento e/ou mudança nas nossas vidas.

Agora, para esta Segunda Quinzena de Outubro, os Arcanos do Tarot enviam-nos o 8 de Espadas – atenção ao medo na hora de agir. O medo é o maior obstáculo à energia da criação e do movimento. O medo bloqueia, congela, inibe. E todos/as nós temos medo. Disto ou daquilo, de forma mais ou menos consciente, ele está cá. O medo de errar, de falhar, de não se ser suficiente, das consequências, das reacções, dos impactos. O medo que não nos permite arriscar em algo novo, que nos mantém presos/as na nossa zona de conforto e na nossa rotina já conhecida e comum.

O medo, que não é mais do que uma criação do ego e da matriz de controle. E é isto que é importante começarmos a perspectivar. O medo vem associado ao castigo e à punição e, com isso, tem sido usado para castrar, oprimir e dominar. Tem-se tornado grande, o poder do medo. Mas também é grande, o poder do Amor. E ambos estão disponíveis, basta escolhermos qual queremos usar.

E isto não significa que o medo miraculosamente desaparece. Não. O medo está construído e, se existe em nós, tem pontos de entrada, motivos, raízes. É por isso que ignorá-lo não muda nada, apenas o mantém ao comando das nossas decisões, até de forma inconsciente. O truque é enfrentá-lo, aceitar que ele existe e compreendê-lo. De que temos medo? Porque temos medo?

À medida que formos percebendo de que forma o nosso medo foi construído, também vamos percebendo que, de igual forma, pode ser desconstruído. Conhecê-lo retira-lhe forças porque o vamos deixando de alimentar à medida que percebemos que é apenas uma criação consequente de algo. E isto vai-nos dando forças para agir, na mesma, ainda que sentindo algum frenesim de receio. Porque percebemos que o comando é nosso. E que somos nós que temos o poder (e a responsabilidade!) de construir e desconstruir o que quer que seja de nós mesmos/as e das nossas vidas.

Por tudo isto, que não se desperdicem mais oportunidades. O que temos a fazer, dizer, mudar, criar – que seja feito! Estamos em plena Lua Nova, é a energia perfeita para darmos início a um novo ciclo. Façamo-lo! Esforcemo-nos para que não seja mais o medo a tomar decisões por nós, que seja sim o Amor, o Coração, a Alma. E assim desconstruímos o medo e construímos, no seu lugar, maravilhosos saltos de fé!

Abraçando todos/as,
© Johanna Samna in Semeando, com orientação e guia da sua Equipa de Luz

O conteúdo escrito por Johanna Samna pode ser partilhado desde que seja referenciada a autora. Gratidão.

Imagem de Johanna Samna