Chegou o Outono.
Com ele, chegam as primeiras lamurias – porque não se quer frio, vento ou chuva. Porque se vão acabar as férias, já não se pode ir à praia ou ficar na esplanada até mais tarde, a aproveitar a brisa quente.
Pobre Outono, com tanto para nos ensinar, com tantas belezas para nos mostrar e nós, tão dissociados dos ciclos da Natureza como de nós mesmos/as, não vemos. Não apreciamos. Não fluímos com os ciclos naturais.
As 4 estações do ano estão directamente ligadas aos 4 principais estágios da nossa vida: a Primavera à criança, o Verão ao jovem, o Outono ao adulto e o Inverno ao ancião. Também a Natureza passa por um ciclo de renascimento, também Ela nos mostra as passagens da vida e as aprendizagens da mesma.
O Outono traz a maturidade. A energia da renovação. A sabedoria da escolha. É o momento de parar, reflectir e fazer um balanço sobre os últimos meses. E com esse balanço, perceber, o quê que precisa de ser libertado das nossas vidas para que tenhamos espaço para coisas novas entrarem. Assim como os ventos varrem as velhas folhas, também nós deveremos aproveitar para varrer o que já não mais faz parte de nós.
Setembro, com o Outono, traz recomeços! As férias terminam para que se iniciem novas épocas, novos projectos, novas ideias. Se não está entusiasmado/a com isto, talvez não esteja no sítio certo…? Talvez necessite de repensar no que realmente quer fazer, onde realmente quer estar? O quê que o seu coração lhe pede?
Celebremos, é uma bela fase do ano e da vida! Os ventos, na sua imensa sabedoria, varrem o velho e espalham as sementes do novo; as chuvas lavam, limpam e purificam o ar que respiramos; o frio lembra-nos de procurarmos o conforto em nós mesmos/as. O aconchego do nosso interior. Pode deixar de ser o clima ideal para ir à praia, mas é o clima ideal para fazer um pic-nic no parque. Para passear pela Natureza e observar as obras de arte formadas pelos típicos tons rosados, alaranjados e acastanhados desta época! E se é verdade que não há céu azul mais bonito do que o de Verão… Haverá dourado mais bonito do que o de um pôr-do-sol de Outono?
Abraçando todos/as,
© Semeando
O conteúdo escrito pelo Semeando pode ser partilhado desde que seja referenciada a fonte. Gratidão.
Imagem do site pcwallart.com

