Escute o que alguém tem para dizer.

amigos conversando

Há quanto tempo não escuta alguém?
Mas escutar mesmo. Sentar-se e concentrar-se no que alguém tem para dizer. Um amigo, um familiar, a pessoa com quem partilha a sua vida. Um desabafo, uma conversa, significativa ou não. Não importa. Apenas ouvir.

A azáfama do dia-a-dia tira-nos tempo para apreciarmos as pequenas coisas. Para darmos atenção aos pequenos detalhes. A uma pequena conversa. Acordamos cedo, para mais um dia de rotinas que, por norma, só terminam pela hora de jantar. E aí, a paciência já não é muita. O cansaço já tomou posse do nosso espaço interno. E o telefone, a internet e toda a tecnologia que nos acompanha já exigiu atenção extra – chama-nos, dispersa-nos, absorve-nos e cria a falsa ilusão de que passámos o dia inteiro em contacto com o mundo. Não passámos. Não verdadeiramente.

Há quanto não ouvimos alguém? Será que ainda o sabemos fazer? Será que ainda temos paciência? Para parar e ouvir com mais do apenas os ouvidos – ouvir, também, com o coração?

Quantas pequenas coisas poderíamos resolver se parássemos para ouvir? Quantas conseguiríamos compreender? Quantos conflitos poderíamos evitar? Quantos momentos cheios e transformadores poderíamos obter?

Esta semana escute. De certeza que há alguém bem perto de si que precisa de ser ouvido. E ás vezes, isso é tudo aquilo que esse alguém pode estar a precisar – de um pouco de atenção. Essa é, também, uma forma de dar amor.

Abraçando todos/as,
© Semeando

O conteúdo escrito pelo Semeando pode ser partilhado desde que seja referenciada a fonte. Gratidão.

Imagem do site hdwallpapers.im

Leave a comment