Queridos/as
Dezembro vai a meio, prestes a chegar ao Solstício de Inverno e a todas as celebrações que anualmente fazemos. Há uma energia eufórica de festividade no ar, talvez comece até a parecer meio desajustada, tendo em conta o ano que vivemos. Explosões de fogo começam a notar-se á nossa volta e em nós mesmos/as e os movimentos astrológicos que atravessamos vêm aumentar e intensificar esta energia.
Os Arcanos do Tarot trazem-nos o Louco para esta Segunda Quinzena de Dezembro e pedem-nos atenção! Atenção a esta efusividade extrema que pode toldar-nos o discernimento e, quando dermos por isso, já não sabemos bem onde pusémos os pés.
Poderão haver momentos em que parece que os desafios internos já não pesam e que agora é hora de explodir e deitar tudo cá para fora – e isto pode acontecer sob qualquer formato e de forma descontrolada. As euforias extremas poderão vir acompanhadas de sensações de despreocupação e desleixo – “não quero saber!” – levando-nos a deambular numa aparente liberdade que se tornará perigosa pela falta de foco e atenção. Pelo mesmo motivo, as raivas libertadas neste momento poderão tomar proporções caóticas, pois os egos estarão á solta em manifestação livre.
É comum chegar-se a esta época do ano e fingir-se que está tudo bem, que as dores já não importam e que só interessa o amor e a paz. E isto pode ter resultado até agora mas há que entender que estamos a aproximar-nos de uma nova realidade, uma realidade onde a ilusão egóica tende a ser exposta de forma muito assertiva. Por isso há que ter cuidado com o falso perdão e com a falsa compaixão. O pano aparentemente bonito e leve que estamos habituados a construir nesta época por cima de todas as coisas feias será uma armadilha e funcionará como uma bomba relógio interna. Isto é duro, sim, mas será ainda mais duro lidarmos com os cacos em Janeiro, se não tomarmos atenção agora.
Mais do que nunca, há que manter o foco e a responsabilidade sobre quem somos e o que plantamos, pois com a aceleração energética que atravessamos, as colheitas acontecem de forma rápida e intensa.
Esta é uma época de celebração, sim! Mas façamo-lo, como sempre tem sido pedido, com verdade. Aproveitemos para construir, também aqui, uma nova realidade. Aproveitemos a energia mágica e bela que de facto existe para vermos, finalmente, a beleza que existe ao sermos autênticos e a magia que produzimos nas nossas vidas ao sermos responsáveis pelas nossas acções e atitudes.
Façamos deste fogo que nos é disponibilizado uma força motivadora para pormos em acção o que precisa de movimento, mas sem perder o discernimento. Atentos/as, sempre.
Aproximamo-nos do final de um ciclo e a escolha apresenta-se: queremos iniciar um novo ciclo ou vamos voltar ao principio de mais do mesmo que temos vivido e que nos tem saturado e desgastado?
A escolha é, como sempre, de cada um de nós.
Abraçando todos,
© Johanna Samna in Semeando
O conteúdo escrito por Johanna Samna pode ser partilhado desde que seja referenciada a autora. Gratidão.
Imagem de Johanna Samna

