Os Arcanos do Tarot enviam-nos o 5 de Copas para esta Segunda Quinzena de Novembro, o que me leva a perceber o quanto este mês tem sido, de facto, especialmente intenso a nível emocional.
A Lua Nova em Escorpião levou-nos num mergulho ás profundezas das nossas sombras e isto pode fazer-nos sentir que perdemos o controle sobre nós mesmos/as.
Certamente que muitos de nós temos experienciado dias completamente díspares uns dos outros, em termos emocionais. Dias de intensa força, alegria e motivação e dias de profunda depressão e tristeza, ou de imensa raiva e dor. Pelos mais variados motivos.
É normal. E faz parte. A dualidade Luz/Sombra existe e cada vez mais se apresenta de forma explicita, para que possamos perceber todas as partes de que somos feitos. É urgente aceitarmos este mergulho nas nossas sombras, é urgente enfrentarmos os nossos medos, é urgente (muito!), fazermos o luto emocional das velhas amarguras que nos impedem de abrirmos o Coração, ou de o abrirmos ainda mais.
Haverá certamente a tendência de nos agarrarmos com unhas e dentes ás mais variadas justificações para não deixamos ir essas velhas bagagens que já não nos servem… E há que ter cuidado com isto, porque o ego é ágil e manipulador e, sendo uma parte de nós, sabe, melhor do que ninguém, como se auto-manipular. A verdade é que enquanto andarmos a culpar os outros pelo nosso sofrimento, pelas dores que carregamos, pelos medos que não nos impedem de avançar, estamos apenas a justificar os nossos próprios boicotes internos.
É legítimo e de nosso direito chorar as nossas dores, perceber a responsabilidade que os outros tiveram nelas… Mas é nossa a responsabilidade de transformar tudo isso em algo útil. É nosso, inteiramente de cada um de nós, o trabalho de auto-cura para a libertação de tudo o que já não serve ao caminho que atravessamos. Em prol do Novo. Em prol do que queremos Ser e Fazer.
E no momento de agir, não há mal nenhum em ter medo… Desde que não deixemos que seja isso que nos defina e que defina a escolha das nossas decisões.
Abraçando todos,
© Johanna Samna in Semeando
O conteúdo escrito por Johanna Samna pode ser partilhado desde que seja referenciada a autora. Gratidão.
Imagem de Johanna Samna

